Review: Honda Civic CRX/DEL SOL! Pouco lembrado mais um verdadeiro esportivo!

Honda Del Sol, oficialmente importado para o Brasil na primeira metade da década de 90.

Vendido oficialmente como Honda Civic CRX, era um carro de verdadeiro auto entusiasta. Desde suas versões mais apimentadas, com propunsores que variavam do aclamado b16 (160 cvs). A versões mais, digamos civilizadas.

O Del Sol era vendido nos EUA como Honda CRX. Esse possuía o mecanismo da capota elétrica, enquanto o Del Sol era a versão targa o procedimento era feito manualmente, com locais na mala prontos para receber a placa do teto. Carro bastante famoso desde o cinema, em Velozes e Furiosos (2001), onde aclamou-se no universo tuning e criou fãs nos vídeos games, a partir do Gran Turismo 1 (1999).

O carro era visto como um esportivo compacto, assim sendo, esportivo na essência e apenas com o necessário. Lançado no Brasil em 1992, o Civic era importado nas configurações hatch , mas foi a partir de 1994 que surgiu os aclamados targa (CRXSi e VTi). Havia opção de escolha entre o câmbio manual e o automático, embora este último fosse mais frequente.

Os motores oferecidos no Brasil  foram:

-1.5L-D15B2 (LSi);

-1.5L-D15B7 (DX e LX);

-1.6L-D16Z6 (Si, EX e EXS);

– B16A2 (VTi) e B16A3 (VTi 1995).

Os motores D16Z6 e B16A2 e A3 eram oferecidos com a tecnologia VTEC. Os 1.5 entregavam a potência máxima de 125 cvs, enquanto os 1.6 entregavam a potência máxima de 160 cvs.

A velocidade máxima do modelo VTI conforme a variante do modelo do eg9 ou eg6, é por volta dos 233 km/h.

A maioria dos modelos vendidos no Brasil foram importados dos Estados Unidos e já saiam da concessionária com bom nível de equipamentos (ar condicionado, direção hidráulica, conjunto elétrico, teto solar, air-bag duplo e freios ABS. Os modelos Civic dos anos de 1992 e 1993 eram montados no Japão para o mercado americano, e os modelos Civic 1994 e 1995 já eram montados no Estados Unidos.

Em 1997 o modelo Targa (CR-X ou Del Sol – conforme motorização) era encerrado a produção.

 

Abaixo vídeo sobre o carro:

 

 

2 Respostas
  1. RENATA DE CASTRO DA SILVA Responder

    Por favor, estou a procura de um lugar especializado na troca da guarnição do teto do meu Honda Civic CRX Targa ano 1993

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *