Quando o objeto de vender é um carro, então, fazer um bom negócio é uma dificuldade pois todos tentam ganhar o seu. A não ser que você seja um revendedor, é quase inevitável perder algum dinheiro em relação ao que foi pago pelo carro no passado. Portanto, o ideal é minimizar esse déficit.
O desafio começa quando você se depara com inúmeros carros iguais ao seu. Como ganhar destaque? Lembre – se o que faz de errado na aqui, a vida devolve então se você espera ler dicas para omitir problemas ou fazer coisas erradas, não prossiga. Lembre-se que um bom negócio tem que ser bom para os dois lados.
Manter a manutenção do carro em dia. Não só porque vai te ajudar no momento da venda, mas também por questões de segurança. Trocas de óleo e filtros, revisão de freios, pneus, suspensão, embreagem, velas, correias e mais uma lista interminável que deve ser seguida de acordo com os intervalos de substituição que estão no manual do proprietário.
Guarde os comprovantes dos serviços e dos carimbos no manual – quando a revisão for feita em concessionária. Sem eles, será difícil convencer alguém sobre o que foi feito.
É mais barato manter o carro em dia do que fazer tudo de uma vez para passá-lo adiante. O investimento em uma suspensão nova, por exemplo, dificilmente será recuperado. Diferentemente de um novo jogo de pneus, que chama a atenção e valoriza o carro a ponto de recuperar o valor investido.
Depois dos cuidados mecânicos, tudo que os olhos conseguem ver deve estar o mais apresentável possível. Pequenas raladinhas nos para-choques são toleráveis, e só vale a pena repará-las se a peça já não estiver com a pintura original. Se a pintura for original, deixe a raladinha lá e valorize o fato de o carro nunca ter sido pintado — um indicador de que não foi batido.
Já coisas mais pesadas, como amassados ou danos causados por granizo, devem ser arrumadas para não espantar compradores. No dia em que for mostrar o carro para um interessado, passe num lava-rápido antes ou, no mínimo, dê uma ducha de posto. Mostrar o carro sujo demostra desrespeito pelo interessado. Você compraria uma roupa suja?
Para muitos, o interior do carro é mais importante que o exterior, pois é lá que as pessoas estão. Se você é fumante, tem “obrigação” de fazer uma higienização interna para minimizar o cheiro do cigarro.
Todos os equipamentos devem estar funcionando perfeitamente — principalmente o ar-condicionado. Peças de acabamento quebradas são problemas fáceis de resolver. Vale investir em substitutas, a fim de apresentar um interior íntegro.
Tomados esses cuidados, o próximo passo é dos mais importantes: anúncio. Quando eu procuro um carro, filtro as melhores opções pelos anúncios que pesquiso.
É essencial que esse anúncio tenha fotos de qualidade no modo horizontal (paisagem) e mostrem todos os ângulos da parte externa do carro, painel e bancos, de preferência num local aberto e com iluminação natural. Se não quer mostrar a placa, use um editor de imagens para ocultá-la, mas deixe ao menos as letras e o último número à mostra. Nada de fotos cortadas, que mostrem mais o fundo do que o carro!
Descreva bem seu veículo e valorize os opcionais e diferenciais dele. Informe a situação da documentação do carro e o nome da seguradora, caso esteja coberto por alguma.
Não crie revisões que não foram feitas, nem coloque uma quilometragem bem abaixo da real para chamar a atenção.
Estude o preço de tabela do seu carro no site da fipe – lembrando que a referência de ano é sempre a do modelo, e não a de fabricação – e também o preço de similares anunciados. Peça um valor dentro da realidade desse mercado e esteja aberto a ofertas.
O que não faltam são classificados de todos os tipos na internet: gratuitos, pagos, regionais, especializados, entre outros.
Se achar que os interessados não estão aparecendo, avalie se não há algo errado – como preço fora do mercado – e só depois pense em investir nos anúncios pagos, que passam mais credibilidade e visibilidade.
Por último, se a ideia é vender o carro para revendedores, não se preocupe com os cuidados acima. Acontece que eles vão desvalorizar o carro de qualquer jeito, mesmo que o veículo esteja impecável.
Os avaliadores são treinados para ver o que tem por baixo da sujeira e sabem que o gasto para dar um banho de loja será pequeno perto do lucro que o carro vai trazer para a empresa. De qualquer forma, os revendedores têm papel importante principalmente quando há urgência na venda do carro.
Lembrando sempre, se você gastou 15 mil reais em equipamento em um carro de 45 mil reais, você ainda tem um no valor de 45 mil e não de 60 mil reais, se os equipamentos foram para agradar ou melhorar sua performance não entenda mau o próximo comprador, mais ele pode não pensar em correr ou melhorar o carro. Lembre – se ele pode ser um Gearhead entusiasta ou uma pessoa normal que quer apenas um carro mais novo ou mais bonito. Não julgue o comprador do seu carro.
Para os carros antigos ou de coleção não seguem muito as dicas acima, pois se você possui um carro clássico, vai depender muito da qualidade e do estilo que ele segue. Carros de exposição, reformados com o mais alto nível ou com originalidade total (placas pretas), vão ter um valor as vezes para seu dono inestimável, entenda as dificuldades e não deprecie o carro, pois o tempo e o dinheiro gasto as vezes são exorbitantes. Um look rat ou de performance vai depender do nível da produção e da qualidade de como foi feito. Se você não tem conhecimento procure informações com pessoas, internet, livros e sempre respeite o proprietário, pois para ele o carro é mais valioso muitas vezes que o próprio filho.
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