MELHORAR A SUSPENSÃO
Os construtores, quando lançam um carro no mercado, efetuaram antes muitos testes à suspensão do carro, experimentaram diferentes taragens de amortecedores, diversos tipos de molas, etc. Esse modelo quando sai deverá agradar ao maior número de clientes, será usado nas condições de piso mais diversas, deverá ter um comportamento neutro, tem que ser confortável [este aspecto é muito importante para a maioria dos clientes] e terá que ser o mais seguro possível, mesmo nas mãos dos mais inexperientes!
Por outro lado a altura do carro também tem que ser suficiente para não bater nos passeios ou em qualquer irregularidade do piso ou em rampas de estacionamentos. As várias versões do mesmo modelo de carro terão normalmente que ter suspensões com taragens diferentes. Um Peugeot 206 1.1 não pode ter a mesma suspensão que a versão GTI do mesmo carro, pois a potência do carro é diferente, as velocidades e condições a que o carro vais ser submetido também vão ser diferentes.
Imaginem dois carros com as mesmas características num percurso sinuoso, um com a suspensão de série e outro com uma suspensão mais dura e com um centro de gravidade mais baixo. Os tempos obtidos por este último serão muito melhores porque conseguirá obter velocidades mais elevadas em curva, e ao sair a mais velocidade dessas mesmas curvas vai conseguir atingir também velocidades mais elevadas nas rectas. Em situações de aceleração e travagem, uma suspensão mais desportiva ajuda a que as menores oscilações de chassis e transferências de massas, melhorem as performances ligeiramente nestas situações.Mesmo as melhores marcas de carros têm que efetuar compromissos a vários níveis e as suspensões nem sempre são tão desportivas como poderiam ser. É natural pois que a taragem e o tipo de suspensão do nosso carro, não nos satisfaça plenamente! Existem várias formas de melhorar o comportamento de um carro e as suas performances, e a suspensão tem um papel muito importante nesse sentido.
REBAIXAR
Depois de se alterarem as jantes para um diâmetro superior, rebaixar o carro é talvez uma das modificações mais importantes para o tuning de um carro e as que se fazem mais frequentemente. Ao se diminuir o espaço entre o pneu e o guarda-lamas melhora-se muito o aspecto do carro, dando-lhe um look mais agressivo.
Comparem-se estes dois Toyota AE86, quase iguais em que o primeiro está rebaixado. Sem dúvida que em termos de aspecto as diferenças são grandes, mas a importância de rebaixar o carro é mais do que estética, as principais vantagens são ao nível dinâmico e da segurança do carro. Ao se rebaixar o carro está a baixar-se o centro de gravidade do mesmo o que trás muitas vantagens principalmente no comportamento do carro em circuitos sinuosos pois o adornar da carroçaria será menor, assim como a transferência de massas nas travagens e entradas em curva. Para se efetuar o rebaixamento devem-se comprar umas novas molas, progressivas ou não, que permitam reduzir a altura ao solo, normalmente entre 30 a 60mm, podendo haver alguns kits ainda mais radicais que rebaixem cerca de 80mm. É necessário ter em atenção que provavelmente vai ser necessário substituir os amortecedores por uns que se adaptem melhor às novas molas. Existem também para alguns modelos kits mais elaborados de suspensão que permitem regular a altura ao solo.
Atenção: Uma coisa que nunca se deve fazer nunca é cortar as molas ou prensa-las para conseguir o mesmo efeito estético da troca de molas. Desta forma piora-se o comportamento dinâmico do carro e pior que isso, coloca-se em perigo a segurança dos ocupantes da viatura e dos demais utilizadores das estradas.
MOLAS

AMORTECEDORES

Os amortecedores são assim um elemento muito importante para a segurança do carro em estrada. Ao trocar os amortecedores por uns mais desportivos, perde-se um pouco em termos de conforto nas piores estradas, mas por outro lado a segurança do carro a curvar vai ser muito maior. Em travagem o amortecedor também é importante para tentar manter o pneu agarrado ao asfalto. Os amortecedores podem ser de vários tipos, havendo amortecedores a óleo ou a gás, e podem ou não ser reguláveis do exterior, permitindo assim ajustar o amortecedor ao tipo de comportamente desejado. Os amortecedores a gás caracterizam-se por terem um comportamento de acordo com a velocidade, sendo normalmente mais suaves a baixa velocidade.
KITS REGULÁVEIS – COILOVERS

BARRAS ANTI-APROXIMAÇÃO

Estas barras podem ser feitas de aço, alumínio, sendo estas mais caras do que as de aço, mas tem a vantagem de serem mais leves. O preço desta barra é acessível desde que se opte por uma de aço estando disponíveis a partir de cerca de 50 €. Também existem em carbono, mas o preço é consideravelmente mais elevado.
BARRAS ESTABILIZADORAS

CASQUILHOS

REBAIXAMENTO E AMORTECIMENTO ELETRÔNICO

Existem também carros com controlo do amortecimento do interior. Para estes, alguns fabricantes fabricam sistemas de coilovers que integram perfeitamente com o sistema de origem e ainda permitem por exemplo controlar o amortecimento e altura a partir de uma app de um smartphone.
ALINHAMENTO
SUSPENSÃO DE AR

Os sistemas de suspensão a ar modernos consistem, normalmente, bolsas de ar (bags), tanque de ar, tubagens e um compressor. Estes sistemas podem ser regulados pelo condutor ou por sensores que monitorizam a pressão do ar e altura do carro, ajustando as condições de rodagem. Os sistemas de suspensão a ar podem ser controlados individualmente cada bag pode ter uma pressão diferente ao mesmo tempo ou então pode ser regulado por eixo.
As suspensões a ar permitem ao mesmo tempo rebaixar completamente o carro, para eventos ou sessões fotográficas, ou subir a suspensão para se circular em pisos irregulares ou utilização diária, para entrar ou sair de parques de estacionamento, etc. É o melhor dos dois mundos. Ao contrário dos coilovers, estes sistemas permitem atingir rebaixamentos extremos. A grande vantagem é a possibilidade de serem reguláveis.
Hoje em dia existem também kits de grande qualidade e que garantem uma performance excepcional, mesmo para uso em pista.





Ola eu gostaria de ver com vocês, não aguento mais trocar amortecedor do meu carro eu tenho um palio fire 2008 e trabalho como eletricista, ando muito em estradas de terra alguns buracos, bastante buracos kkk mas eu ando com cuidado mas meu carro ele fica baixo queria uma forma de erguer mais meu carro e colocar molas e amortecedores mais fortes que aguentem mais peso atrás pois carrego ferramentas, oque vocês me sugeririam ?
Bruno
Bom dia,
Existem diversas empresas no mercado, que fazem o kit pra você sob medida, aonde eles aumentam a pressão, deixam a haste mais curta ou mais longa, trocam a mola, entre em contato com essas empresas e passe seu caso que vão te ajudar com essa questão.
Grande Abraço.
Equipe Racing Club