O sistema de turbo aproveita os gases de saída do escapamento do veículo para fazer girar um eixo que, na sua outra extremidade, apresenta uma hélice, a qual comprime o ar atmosférico e o devolve para a entrada do motor. A partir de tal operação, o automóvel não carece de aspirar o ar quando da aceleração do motor: o equipamento aumenta a pressão nos cilindros — deixando-os mais cheios da mistura de ar e combustível necessária para o veículo se locomover. Haverá mais explosão e, assim, maior potência gerada pela máquina.
As vantagens e desvantagens do turbo
As vantagens de instalar um kit turbo no automóvel são variadas. Uma é que é possível preservar as características originais do motor do veículo, sem que o condutor precise alongar as marchas para alcançar mais potência. Outra é o preço barato da instalação,
deixando tal solução tecnológica mais acessível quando se quer extrair maior potência de motores originais.
A parte ruim é que as peças do carro tendem a se desgastar mais rapidamente. Outra coisa que pode acontecer é o chamado “turbo lag”, ou seja, um pequeno lapso temporal que ocorre até a turbina funcionar. Porém, vale dizer que muitos kits turbo hoje em dia já vêm com apetrechos e sistemas anti-lag.
Deixe um comentário