Motor Aspirado

Quando é o motor que tem o próprio trabalho de aspirar o ar para compor a mistura ar-combustível que fica em seus compartimentos internos, ele é naturalmente aspirado. Porém, existem maneiras de aumentar a potência desses motores sem modificar esse sistema, aumentando-se a cilindrada ou usando outras combinações, como a ampliação do sistema de escape e uso de filtro de ar esportivo. De toda sorte, o ganho não é tão grande quanto a potência conseguida com o turbo.

aspirado

As vantagens e desvantagens do motor aspirado

De modo geral, é necessário remexer em uma série de componentes para conseguir mais potência em um motor aspirado, de modo que a máquina alcance maior número de rotações. Dessa maneira, a preparação aspirada do motor é mais exigente, além de que o investimento pode ser bastante mais expressivo, em comparação com a instalação de um kit turbo.

No entanto, se o incremento desejado for de até mais ou menos 30% sobre a potência original, pode ser que as despesas com a instalação e sua facilidade de execução compensem. Todavia, para que o carro ganhe mais potência no sistema aspirado, ele perde torque nas baixas rotações e fica mais instável nas marchas mais lentas, além de gastar mais combustível do que o normal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *