As linhas desta décima geração do Honda Civic são conhecidas desde o ano passado. O que há de novo agora é que o Civic 2017 já entrou em produção na fábrica de Sumaré (SP) e estará disponível em pré-venda a partir do dia 30 deste mês em cinco versões diferentes, com preços entre R$ 87.900 e R$ 124.900. Os detalhes de cada um você confere a seguir.
Baseado em uma nova plataforma, pensada para ser mais ampla, rígida e leve, o Honda Civic 2017 tem em 4,63 metros, contra 4,52 m, enquanto a largura cresceu 5 centímetros para chegar a 1,80 metro. O entre-eixos foi ampliado de 2,66 m a 2,70 m, mas a altura diminuiu de 1,45 m para 1,41 m. De quebra, rigidez torcional foi ampliada em 25% e o peso da carroceria reduzido em 22 kg.
Para os passageiros, a evolução representa espaço para as pernas no banco traseiro ampliado em 27 mm, enquanto o painel mais recuado também abre espaço para as pernas do motorista. O console central agora tem porta-objetos de 7,2 litros de capacidade, que pode alojar garrafas grandes e tablets, mesmo com tampa fechada. O porta-malas cresceu 73 litro até 525 litros.
A suspensão é independente, com multibraços montados no subchassi traseiro. Buchas de suspensão são hidráulicas pela primeira vez. O carro também adotou buchas conectadas nas barras estabilizadoras na dianteira e a nova caixa de direção elétrica tem duplo pinhão e relação variável, que permite maior precisão de direção e senso de controle – com apenas 2,2 voltas de batente a batente (contra 3,1 voltas do modelo anterior).
Esportivo de entrada
Para o Brasil, a Honda tomou a sábia decisão de tirar da versão de entrada a imagem de versão pobre, que geralmente é mantida no limbo pelas concessionárias. Sem tantos cromados, o Civic Sport representa a porta de entrada para a gama de versões. Já tem rodas aro 17″ pretas, bem como grade frontal em black piano, faróis com projetores e luzes de neblina dianteiras. Por dentro, tem bancos em tecido na cor preta, velocímetro digital com conta-giros analógico e sistema de som com tela de 5 polegadas. Ainda tem ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, controle de cruzeiro, botão ECON de modo de condução econômico e vidros elétricos com função “um toque”.
Em matéria de segurança, tem airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade (VSA), sistema de partida em aclive (HSA), sistema de vetorização de torque baseado em frenagem (AHA), luz de frenagem de emergência, luzes de rodagem diurna (DRL) e lanternas traseiras em LED, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas e aviso de esquecimento dos cintos dianteiros.
O motor é o conhecido 2.0 i-VTEC FlexOne, com 155 cv a 6.300 rpm e 19.5kgfm a 4.800 rpm no etanol, e só esta versão pode ter o câmbio manual de seis marchas, fechando o pacote inicial por R$ 87.900. Com o câmbio continuamente variável (CVT) com opção de sete marchas simuladas que podem ser trocadas por borboletas atrás do volante o preço sobe para R$ 94.900.
Meio de campo
Ainda com o motor 2.0 e sempre com o câmbio CVT, as versões EX e EXL dividem a zona intermediária da gama de versões. No EX, há grade frontal cromada, retrovisores rebatíveis eletricamente com repetidores laterais integrados em LED, faróis com acendimento automático, bancos de couro, mas o mesmo velocímetro digital e som com tela de 5 polegadas. Custa R$ 98.400.
Por R$ 105.900, a EXL soma ar-condicionado automático de duas zonas, central multimídia com tela de sete polegadas touchscreen com navegador e integração com Apple CarPlay e Android Auto, entrada HDMI, duas portas USB, dois tweeters dianteiros e dois traseiros. Além disso, tem o painel de instrumentos com tela de TFT de alta definição que pode ser configurado ao gosto do cliente.
Civic Touring, o premium
Mais sofisticado que qualquer outro Civic, o Touring agrega motor e equipamentos inéditos até mesmo para o segmento. Começa pelo LaneWatch, usa uma câmera posicionada abaixo do retrovisor direito para minimizar os pontos cegos. Ela reproduz as imagens na tela central e oferecendo mais segurança em mudanças de faixa. Também tem faróis Full LED. Até os faróis de neblina são de LED!
Entram no pacote equipamentos que já deveriam estar ao menos na versão EXL, como sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos dianteiros com ajuste elétrico em oito direções, sensor de chuva, retrovisor interno fotocrômico, teto solar elétrico e sistema de partida por botão no painel ou pelo controle remoto. As portas ganham acabamento em alumínio escovado e as maçanetas externas cromadas.
Grande destaque é o motor 1.5 de quatro cilindros com turbo, injeção direta, variação de tempo de abertura de válvulas (VTC) e válvula wastegate eletrônica. Inédito no Brasil, queima apenas gasolina para gerar 173 cv a 5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm. O câmbio também é o automático CVT, mas em versão própria para ele. Mas há um problema: o Civic Touring custa R$ 124.900.
One Response