Os motores boxer têm esse nome porque os cilindros são contrapostos (e paralelos ao solo) e parecem estar se golpeando pois vão e vem em linha. Tal motor ganhou fama mundial e muitos fãs principalmente por conta de duas montadoras que ainda usam esta configuração e criam carros com essa configuração de alta performance. A Subaru, que tem motores boxer de quatro e seis cilindros, e da Porsche, com seus vários motores de seis cilindros.
Mais a empresa que mais lançou motores boxer para carros de série foi a Volkswagen. Com os carros como Fusca, Brasilia, Kombi (até 2005), Variant, SP1/SP2, Karmann Ghia e o Gol (até 1986) foram concebidos e projetados usando a configuração flat four, motores boxers de quatro cilindros. Outros fabricantes também usam (ou já usaram) os motores boxer, como a Gurgel, Tatra, Citroen, Chevrolet, Alfa Romeo e Subaru.
As principais vantagens dos motores boxer são o baixo centro de gravidade, o que favorece a distribuição de peso, o baixo nível de vibração e o seu tamanho, já que ele é menor que seus “irmãos” com cilindros em linha ou em V. Algumas desvantagens são o consumo, ligeiramente maior e a manutenção mais especializada e cara (não são tão comuns).
No vídeo abaixo acompanhe como funciona o clássico motor boxer(flat four) refrigerado a ar que equipa os Volkswagens:
Os motores boxer flat six, de seis cilindros contrapostos, da Porsche utilizados até hoje:
Logo abaixo o motor do motores boxer da Subaru de alto desempenho e de grande potência:
A Chevrolet também utilizou tal motor no Covair como no vídeo abaixo o funcionamento do mesmo:
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