OHV, SOHC ou DOHC: Qual a diferença?

As diferenças das siglas dos motores que sempre estão estampadas e geralmente os leigos não sabem o quer dizer. Motores OHV, SOHC ou DOHC tem muitas diferenças que influenciam totalmente no desempenho dos bólidos. Lembrando que cada fabricante iniciaram os projetos e ao longo do tempo foram modernizando fazendo com que o desempenho de motores com a litragem menor quase que chegavam a mesma potência de motores considerados grandes exemplo, o DOHC I-vtec da honda 1.6 com 167 cavalos.

OHV (OverHead Valve)

É um tipo de motor em que o comando de válvula (ou árvore de comando) está localizado dentro do cabeçote, sendo assim, as válvulas são acionadas por balancins e varetas. Geralmente em carros que possuem existem duas válvulas por cilindro (injeção e exaustão) sendo quatro cilindros, oito válvulas.

 Legenda: Rocker Arm: Balancim  |  Valves: Váluvlas  |  Timing Chain: Corrente  |  Crankshaft: Virabrequim  |   Pushrod: Vareta  |   Lifter: Tucho |  Camshaft: Comando de válvulas

Vantagens e Desvantagens

Esse tipo de motor permite uma melhor lubrificação dos componentes do bloco, é muito simples, compacto e durável, porém, sofre em altas rotações em função da maior quantidade de peças móveis, apresentando perda de potência ou até mesmo “flutuação”, fazendo com que o pistão encoste-se à válvula – o que pode trazer sérios problemas para o motor.

OHC ou SOHC (Single OverHead Cam)

Já o SOHC, também conhecido como OHC, possui o comando de válvulas instalado na “cabeça” do cilindro, permitindo que ele atue de forma mais direta e precisa. Difere-se do DOHC por possuir apenas um comando de válvula.

Legenda: Timing belt: Correia dentada   |    Camshaft: Comando de válvulas   |   Valves: Válvulas   |   Pistons: Pistões    |    Crankshaft: Virabrequim

Vantagens e Desvantagens

Pelo fato de o comando de válvulas ter maior controle sobre as válvulas, o SOHC torna mais fácil alcançar o tempo ideal de abertura das válvulas em altas rotações. Também é possível instalar mais de duas válvulas por cilindro. Contudo, esse sistema requer correia dentada ou corrente com componentes relacionados, o que faz com que o projeto fique mais caro e complexo.

DOHC (Double OverHead Cam)

Segue mais ou menos o padrão do SOHC, a diferença é que nesse motor estão presentes dois comandos de válvulas.

Vantagens e Desvantagens

Possui alta eficiência, é possível instalar múltiplas válvulas por cilindro além de um comando de válvula variável, mas apresenta design complexo e sua manutenção torna-se mais cara em relação aos outros tipos de motores.

Legenda: Timing belt: Correia dentada  |  Camshaft: Comandos de válvulas |  Valves: Válvulas   |   Crankshaft: Virabrequim

SOHC vs DOHC

Os motores DOHC apresentam mais torque e potência em altas rotações, o que significa economia na malha rodoviária. Entretanto, não apresenta vantagem considerável em baixas rotações. Já o SOHC faz com que o tráfego nas cidades seja mais econômico, além de trazer mais potência em baixas rotações.

Dino’s Day RacingClub

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