OHV (OverHead Valve)
É um tipo de motor em que o comando de válvula (ou árvore de comando) está localizado dentro do cabeçote, sendo assim, as válvulas são acionadas por balancins e varetas. Geralmente em carros que possuem existem duas válvulas por cilindro (injeção e exaustão) sendo quatro cilindros, oito válvulas.
Legenda: Rocker Arm: Balancim | Valves: Váluvlas | Timing Chain: Corrente | Crankshaft: Virabrequim | Pushrod: Vareta | Lifter: Tucho | Camshaft: Comando de válvulas
Vantagens e Desvantagens
Esse tipo de motor permite uma melhor lubrificação dos componentes do bloco, é muito simples, compacto e durável, porém, sofre em altas rotações em função da maior quantidade de peças móveis, apresentando perda de potência ou até mesmo “flutuação”, fazendo com que o pistão encoste-se à válvula – o que pode trazer sérios problemas para o motor.
OHC ou SOHC (Single OverHead Cam)
Já o SOHC, também conhecido como OHC, possui o comando de válvulas instalado na “cabeça” do cilindro, permitindo que ele atue de forma mais direta e precisa. Difere-se do DOHC por possuir apenas um comando de válvula.
Legenda: Timing belt: Correia dentada | Camshaft: Comando de válvulas | Valves: Válvulas | Pistons: Pistões | Crankshaft: Virabrequim
Vantagens e Desvantagens
Pelo fato de o comando de válvulas ter maior controle sobre as válvulas, o SOHC torna mais fácil alcançar o tempo ideal de abertura das válvulas em altas rotações. Também é possível instalar mais de duas válvulas por cilindro. Contudo, esse sistema requer correia dentada ou corrente com componentes relacionados, o que faz com que o projeto fique mais caro e complexo.
DOHC (Double OverHead Cam)
Segue mais ou menos o padrão do SOHC, a diferença é que nesse motor estão presentes dois comandos de válvulas.
Vantagens e Desvantagens
Possui alta eficiência, é possível instalar múltiplas válvulas por cilindro além de um comando de válvula variável, mas apresenta design complexo e sua manutenção torna-se mais cara em relação aos outros tipos de motores.
Legenda: Timing belt: Correia dentada | Camshaft: Comandos de válvulas | Valves: Válvulas | Crankshaft: Virabrequim
SOHC vs DOHC
Os motores DOHC apresentam mais torque e potência em altas rotações, o que significa economia na malha rodoviária. Entretanto, não apresenta vantagem considerável em baixas rotações. Já o SOHC faz com que o tráfego nas cidades seja mais econômico, além de trazer mais potência em baixas rotações.
ÓTIMA EXPLICAÇÃO, ESTÃO DE PARABÉNS.
DIRETO E PRECISO !