As picapes estão no foco do Grupo FCA: após o lançamento da Fiat Toro no Brasil e da confirmação de uma versão com caçamba do Jeep Wrangler, a empresa mostra o modelo Comanche, uma versão do Renegade que teve a parte traseira da cabine trocada por um compartimento de carga. O conceito é uma das estrelas do evento Easter Jeep Safári, que está rolando no deserto do Moab, em Utah, Estados Unidos.
Feita a partir de um Renegade Trailhawk, a picape fez o jipe ser literalmente ser cortado na parte superior do para-brisa e na base das portas dianteiras. Claro que trata-se de um conceito feito como show-car, pois não há encostos de cabeça nos bancos e os cintos de segurança são subabdominais – lembre que a coluna central foi removida.
Apesar disso, a picape é funcional: ela usa o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm do SUV, bem como o câmbio de nove marchas com a primeira reduzida (para off-road) e a tração 4×4 varável entre os eixos – que pode ser bloqueada em 50/50 por um botão. Na dianteira, há dois ganchos para reboque.
Na parte traseira, as lanternas também foram aproveitadas do Renegade. Já a caçamba tem pontos de amarração de carga na parte externa e, internamente, recebeu o estepe e um galão de combustível extra – como nos velhos Willys da Segunda Guerra. Outra característica que remete ao passado da marca é a capota de lona removível.
Ainda que o conceito tenha ficado interessante do ponto de vista visual, não há planos para uma picape do Renegade realmente ganhar as ruas. Mas nada impede que ela sirva de inspiração para a Wrangler pick-up, ou até mesmo para a futura Dodge Dakota, que deve partir justamente da plataforma da Toro – que não por acaso utiliza a mesma plataforma do Renegade.
Deixe um comentário