Review: Pensando em comprar um WRX ou WRX STI, tire suas dúvidas!

STI. Você sabe o que significa a sigla que o modelo mais nervoso da Subaru carrega com orgulho? Por que WRX STI? World Rally eXperience somada à Subaru TecnicaInternational. Resumindo? Um carro nascido e criado com a experiência do rally, mas também preparado com cuidado e muita engenharia pela divisão de performance da Subaru. A sopa de letrinhas associada ao seu nome tem razão de ser.

Motor boxer. Turbo. Tração integral simétrica. Diferencial configurável. Aceleração insana. Preço relativamente acessível. Confiabilidade. Muito gripnas curvas. A linda história do mito japonês da Subaru, o WRX STI, começou nos rallies, mas ganhou as ruas oficialmente em fevereiro de 1994, com a primeira versão STI do Impreza WRX. O motor boxer quatro cilindros da época tinha 250 cavalos e 31,5 kgfm de torque e levava o carro aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos (seu peso de apenas 1.230 kg fazia parte da façanha).

O modelo evoluiu bastante se considerarmos que a geração atual é apenas a quarta. O motor boxer quatro cilindros ainda não conta com injeção direta na versão STI, mas tem 310 cavalos e 41 kgfm de torque, configuração suficiente para fazer o carro acelerar até 100 km/h em míseros 5s. A principal mudança na geração atual está no equilíbrio dinâmico e capacidade de fazer curvas, uma vez que o carro está com 40% mais rigidez torcional que a geração anterior.

A Webmotors nos brinda com uma excelente avaliação do Subaru WRX STI atual e o sempre pródigoRenato Bellote nos mostra detalhes da terceira geração do ícone japonês. Confira:

VÍDEO BÔNUS 1: Confira um encontro de veículos Subaru e seus donos, sempre muito aficionados e apaixonados (vídeo por Webmotors):

VÍDEO BÔNUS 2: Um vídeo sensacional mostra tudo o que a Subaru Tecnica International (STI) já conquistou:

 

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