Oettinger
É por isso que a preparadora fundada pelo alemão Michael Öttinger em 1951 se chama Oettinger — para tornar mais fácil a escrita e pronúncia em outros idiomas. No entanto, ao ser fundada, a Oettinger se chamava Okrasa, que era uma sigla para OettingerKraftfahrtechnischeSpezial Anstalt, ou “Oettinger Componentes Automotivos Especiais”. Você já deve ter ouvido falar no kit Okrasa para o Fusca, que transformava o besouro em um verdadeiro demônio:
O famoso fusca Okrasa de Luiz Salomão, o Saloma
O TSV-1300/30 era o mais popular e mais completo, pois além de oferecer todos os itens do primeiro kit, também vinha com um novo virabrequim, feito de cromo-molibdênio e desenhado para aumentar o curso dos pistões de 64 para 69,5 mm. O resultado era um aumento no deslocamento para 1.295 cm³, ou 1,3 litro, que aumentava a potência de 36 para 48 cv. Pode não parecer muito, mas a gente está falando de um Fusca. Quem já guiou um Fusca fuçado sabe a diferença que 10 ou 15 cv fazem (freios maiores e suspensão preparada também ajudam, claro).
O caso é que hoje a Okrasa se chama Oettinger Sportsystems e, apesar do novo nome, eles continuam especialistas em modificar os carros da VW. Sua especialidade é o motor TSI da Volks. Nas versões mais potentes, o 2.0 turbo passa a entregar 400 cv graças a um turbocompressor maior, uma reprogramação na ECU e à troca de alguns componentes internos.
No Brasil, a Oettinger oferece um pacote que aumenta a potência do motor 1.4 TSI, encontrado no Golf , de 140 cv para 170 cv; e outro para o Jetta, que eleva a potência do 2.0 TSI de 211 cv para 250 cv. No caso do Golf, o tempo de aceleração até os 100 km/h baixa de 8,4 s para 8,1 s, enquanto o Jetta passa a acelerar até os 100 km/h em 6,8 segundos. Além disso, são oferecidas alterações estéticas (novas rodas de 19 polegadas, body kit com splitter frontal, difusor traseiro e aerofólio) e um novo sistema de escape. Se quiser, você também pode comprar um Golf ou um Jetta novos, já com as modificações da Oettinger.
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