Review: VW Jetta 1.4 TSI Atualizando o motor! Tchau AP!

Finalmente a Volkswagen substituiu o AP motor 2.0 8V e no lugar dele, vem o moderno e premiado 1.4 TSI.

Em todas as versões o Jetta ganhou, direção elétrica, controle de estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial e novas centrais multimídia. O Jetta Trendline 1.4 TSI com transmissão manual – novidade, de seis marchas – sai por R$ 78.230. Automático, o Trendline custa R$ 83.630 e o Comfortline avaliado, R$ 89.750. O Highline 2.0 TSI (de 211 cv), sem mudanças, vai a R$ 103.990.

O Jetta segue a onda de downsizing do segmento, que logo ainda ganha Honda Civic 1.4 e Chevrolet Cruze 1.5 turbinados. O 1.4 TSI do Jetta é da família EA211, a mesma do Golf e do Audi A3 Sedan. Em relação ao velho 2.0 – que mais parecia um 1.8 –, a potência foi de 120 para 150 cv e o torque saltou de 18,4 kgfm para 25,4 kgfm, sendo entregue na totalidade entre 1.500 e 4.500 rpm. Assim, as respostas ao acelerador estão mais vigorosas e há força de sobra sempre disponível para ultrapassagens, entregue após um discreto turbo lag.

A aceleração até 100 km/h caiu de 11,1 para excelentes 8,6 segundos e há enorme dose de diversão, apesar da carroceria pesada (não tem a moderna plataforma MQB) e do ótimo  consumo. Nota A na categoria, o Jetta passa fácil de 10 km/l na cidade, rodando sempre em baixas rotações. Nas marginais a 70 km/h, marcou incríveis 23 km/l. Ja na estrada, fez 16 km/l a 120 km/h e 2.100 rpm. O 1.4 é cerca de 35% mais econômico que o AP 2.0 8V,  por enquanto só usa gasolina, pois é produzido no México.

As suspensões surpreendem de tão silenciosas e boas em isolar trepidações. Mesmo sendo macias, apoiam bem a carroceria em curvas rápidas (a suspensão traseira multilink faz a diferença). A direção elétrica é direta, mas, com centro vago, exige correções de trajetória – e em manobras podia ser mais leve. Já o câmbio não é de dupla embreagem, mas é rápido.

Acabamento a nível Volkswagen, porta-malas grande, muito espaço e ampla lista de equipamentos. Além das novidades, tem sempre quatro airbags e sensores de estacionamento, entre outros. Na Comfortline, tem volante multifunção, piloto automático, borboletas para trocas manuais de marcha, central multimídia melhor, rodas 16, etc. Mas partida sem chave, ar automático e bizone, GPS, sensor de chuva e rodas 17 são opcionais (pacote Exclusive, R$ 6.500), como o teto solar (R$ 4.500). Faróis de xenônio, câmera de ré e outros itens sofisticados, só na Highline 2.0.

FICHA TÉCNICA
VW JETTA 1.4 TSI
Preço básico: R$ 78.230
Volkswagen Jetta Trendline 1.4 TSI
Motor: 4 cilindros em linha 1.4, 16V, duplo comando variável, turbo, injeção direta
Cilindrada: 1395 cm3
Combustível: Gasolina
Potência: 150 cv a 5.500 rpm
Torque: 25,5 kgfm de 1.500 a 4.500 rpm
Câmbio: Automático sequencial, seis marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: McPherson (d) e multilink (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira, bloqueio eletrônico do diferencial
Dimensões: 4,644 m (c), 1,778 m (l), 1,473 m (a)
Entre-eixos: 2,651 m
Pneus: 205/55 R16 (opcional 225/45 R17)
Porta-malas: 510 litros
Tanque: 55 litros
Peso: 1.298 kg
0-100 km/h: 8s6
Velocidade máxima: 203 km/h
Consumo cidade: 10,7 km/l
Consumo estrada: 14,7 km/l
Emissão de CO2: 108 g/km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: A

Veja no test drive feito em uma versão 1.4. (Versão em Inglês)

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