Tira Dúvidas: Suspensão! O que fazem? Onde vivem? Hoje no Racing Club.

suspensão

MELHORAR A SUSPENSÃO

Os construtores, quando lançam um carro no mercado, efetuaram antes muitos testes à suspensão do carro, experimentaram diferentes taragens de amortecedores, diversos tipos de molas, etc. Esse modelo quando sai deverá agradar ao maior número de clientes, será usado nas condições de piso mais diversas, deverá ter um comportamento neutro, tem que ser confortável [este aspecto é muito importante para a maioria dos clientes] e terá que ser o mais seguro possível, mesmo nas mãos dos mais inexperientes!

Por outro lado a altura do carro também tem que ser suficiente para não bater nos passeios ou em qualquer irregularidade do piso ou em rampas de estacionamentos. As várias versões do mesmo modelo de carro terão normalmente que ter suspensões com taragens diferentes. Um Peugeot 206 1.1 não pode ter a mesma suspensão que a versão GTI do mesmo carro, pois a potência do carro é diferente, as velocidades e condições a que o carro vais ser submetido também vão ser diferentes.

suspension-basics

Imaginem dois carros com as mesmas características num percurso sinuoso, um com a suspensão de série e outro com uma suspensão mais dura e com um centro de gravidade mais baixo. Os tempos obtidos por este último serão muito melhores porque conseguirá obter velocidades mais elevadas em curva, e ao sair a mais velocidade dessas mesmas curvas vai conseguir atingir também velocidades mais elevadas nas rectas. Em situações de aceleração e travagem, uma suspensão mais desportiva ajuda a que as menores oscilações de chassis e transferências de massas, melhorem as performances ligeiramente nestas situações.Mesmo as melhores marcas de carros têm que efetuar compromissos a vários níveis e as suspensões nem sempre são tão desportivas como poderiam ser. É natural pois que a taragem e o tipo de suspensão do nosso carro, não nos satisfaça plenamente! Existem várias formas de melhorar o comportamento de um carro e as suas performances, e a suspensão tem um papel muito importante nesse sentido.

REBAIXAR

Depois de se alterarem as jantes para um diâmetro superior, rebaixar o carro é talvez uma das modificações mais importantes para o tuning de um carro e as que se fazem mais frequentemente. Ao se diminuir o espaço entre o pneu e o guarda-lamas melhora-se muito o aspecto do carro, dando-lhe um look mais agressivo.

AE86 stock vs lowered

Comparem-se estes dois Toyota AE86, quase iguais em que o primeiro está rebaixado. Sem dúvida que em termos de aspecto as diferenças são grandes, mas a importância de rebaixar o carro é mais do que estética, as principais vantagens são ao nível dinâmico e da segurança do carro. Ao se rebaixar o carro está a baixar-se o centro de gravidade do mesmo o que trás muitas vantagens principalmente no comportamento do carro em circuitos sinuosos pois o adornar da carroçaria será menor, assim como a transferência de massas nas travagens e entradas em curva. Para se efetuar o rebaixamento devem-se comprar umas novas molas, progressivas ou não, que permitam reduzir a altura ao solo, normalmente entre 30 a 60mm, podendo haver alguns kits ainda mais radicais que rebaixem cerca de 80mm. É necessário ter em atenção que provavelmente vai ser necessário substituir os amortecedores por uns que se adaptem melhor às novas molas. Existem também para alguns modelos kits mais elaborados de suspensão que permitem regular a altura ao solo.

Atenção: Uma coisa que nunca se deve fazer nunca é cortar as molas ou prensa-las para conseguir o mesmo efeito estético da troca de molas. Desta forma piora-se o comportamento dinâmico do carro e pior que isso, coloca-se em perigo a segurança dos ocupantes da viatura e dos demais utilizadores das estradas.

MOLAS

molas progressivasAs molas suportam todo o peso do carro e passageiros, absorvem as irregularidades do piso, e junto com demais elementos da suspensão permitem o conforto dentro de um carro. A taragem ou dureza das molas vai condicionar o comportamento do carro. Ao pretendermos rebaixar o carro é necessário saber até onde poderemos ir! Que tipo de percursos é que fazemos normalmente? Será que ao rebaixar o carro os pneus vão tocar nos guarda-lamas? Que compromisso pretendo em termos de conforto e comportamento? Estas são apenas algumas das perguntas que devem ser feitas antes de se adquirirem novas molas. A partir de cerca de 4mm de rebaixamento, os amortecedores de origem vão sofrer esforços adicionais e se não os trocarmos eles vão sofrer um desgaste muito mais rápido. Por outro lado ao adquirir molas novas deve-se optar por molas progressivas que conseguem um certo compromisso entre conforto, dureza e menor altura ao solo. Estas são perfeitamente compatíveis com amortecedores originais, sendo apenas necessário verificar se estes se encontram em bom estado de funcionamento. Pelas suas características, nomeadamente a progressividade de absorção, as molas progressivas permitem melhorar o comportamento e segurança dinâmica de uma viatura, uma vez que reduzem o adornar da carroçaria e absorvem melhor certas irregularidades do piso. Permitem um maior controlo em caso de situações inesperadas e que requeiram uma rápida reacção por parte do condutor.

AMORTECEDORES

amortecedoresSe o carro só tivesse molas, depois de passar por uma irregularidade na estrada iria balouçar indefinidamente. Os amortecedores são resistentes à velocidade, isto é, quanto mais rápido for o movimento a que forem sujeitos, mais resistência oferecem a esse movimento. Os amortecedores ajudam a amortecer o movimento das molas e a segurar o carro à estrada.

Os amortecedores são assim um elemento muito importante para a segurança do carro em estrada. Ao trocar os amortecedores por uns mais desportivos, perde-se um pouco em termos de conforto nas piores estradas, mas por outro lado a segurança do carro a curvar vai ser muito maior. Em travagem o amortecedor também é importante para tentar manter o pneu agarrado ao asfalto. Os amortecedores podem ser de vários tipos, havendo amortecedores a óleo ou a gás, e podem ou não ser reguláveis do exterior, permitindo assim ajustar o amortecedor ao tipo de comportamente desejado. Os amortecedores a gás caracterizam-se por terem um comportamento de acordo com a velocidade, sendo normalmente mais suaves a baixa velocidade.

KITS REGULÁVEIS – COILOVERS

coiloversExistem também no mercado kits de suspensão compostos por mola mais amortecedor totalmente reguláveis (coilovers). Os sistemas de suspensão CoilOver são derivados da tecnologia empregue em competição. Podemos variar a dureza do amortecedor em uma ou mais variáveis (compressão e descompressão) e podemos regular a altura ao solo do veículo, através de uma chave de afinação especial. Estes kits são bastante caros dependendo do tipo de regulações que possuem, da qualidade dos materiais e da marca. Os valores de descompressão de um amortecedor têm influência no pitch and roll de um veículo, especialmente sobre as forças de amortecimento de baixa velocidade, influenciando diretamente o conforto e comportamento. Desta forma, a suspensão do automóvel poderá ser afinada de acordo com as pretensões do seu condutor, variando o comportamento entre o confortável a desportivo e mais duro, ambas as soluções com comprovadas melhorias ao nível do comportamento dinâmico.

BARRAS ANTI-APROXIMAÇÃO

barra anti-aproximacaoAs barras anti-aproximação são uma modificação importante a fazer quando se pretende alterar a suspensão. Normalmente não vem montadas em carros de série. Estas barras são montadas entre as torres dos amortecedores. Em curva, as torres dos amortecedores são expostas a grandes forças que tendem a produzir uma certa torção no chassis que faz com que estas se movam ligeiramente para o interior, uma vez que não há nenhuma ligação entre os amortecedores. Assim, sua principal função é proporcionar mais rigidez ao chassis do carro, não permitindo que o chassis sofra tanto essas deformações, melhorando-se assim o comportamento do carro em curva. A frente vai ficar mais rígida e pode-se curvar a mais velocidade. Para alguns modelos de carro também existem barras anti-aproximação inferiores e traseiras. Atenção que a montagem destas barras é quase obrigatória quando se altera a suspensão ou o diâmetro das jantes. Caso contrário o chassis do carro vai “sofrer” as consequências dos esforços adicionais a que vai ser submetido. Quanto mais dura a suspensão e melhor for a aderência dos pneus, mais vantagens poderá tirar de uma barra deste tipo. Outro dos aspectos das barras anti-aproximação a não menos prezar quando se fala em tuning, é o aspecto que dá ao compartimento do motor, quer a barra esteja pintada ou polida.

Estas barras podem ser feitas de aço, alumínio, sendo estas mais caras do que as de aço, mas tem a vantagem de serem mais leves. O preço desta barra é acessível desde que se opte por uma de aço estando disponíveis a partir de cerca de 50 €. Também existem em carbono, mas o preço é consideravelmente mais elevado.

BARRAS ESTABILIZADORAS

barras estabilizadorasEstas barras ajudam a manter o carro nivelado enquanto curva, reduzindo o adornar da carroçaria. Normalmente os carros já as trazem montadas de série, só que preparadas para o conforto dos passageiros. Estas barras unem o lado esquerdo da suspensão ao lado direito. Durante uma curva, quando as rodas exteriores são empurradas para cima, a barra transfere uma parte desse movimento para a suspensão do lado interior da curva, mantendo o carro mais nivelado. Um dos upgrades que se pode efectuar num carro para melhorar o seu comportamento é adquirir barras estabilizadoras mais grossas que as de série, melhorando assim o efeito que produzem. A diferença entre os diâmetros da barra frontal e da traseira pode condicionar o comportamento mais ou menos sub virador do carro.

CASQUILHOS

casquilhosOs casquilhos de suspensão são aplicados em todos os pontos de união entre o chassis e todos os componentes móveis da suspensão de um automóvel. São aplicados de forma a criar uma barreira que absorva os ruídos e vibrações entre o automóvel e a estrada. Comparativamente aos casquilhos originais em borracha, os de poliuretano permitem melhorar até 10 vezes mais a eficácia de uma suspensão, uma vez que irão permitir um controlo mais preciso da geometria durante os movimentos da suspensão, reduzindo ainda o desgaste dos pneus. Os casquilhos originais em borracha contêm produtos naturais, que se deterioram com o tempo e o uso, tornando-os moles e com as suas capacidades de flexão alteradas o que origina um cada vez menor controlo sobre a geometria da suspensão, acelerando o desgaste dos pneus, provocando instabilidade durante a travagem e degenerando o comportamento geral do automóvel.

REBAIXAMENTO E AMORTECIMENTO ELETRÔNICO

lowering-moduleExistem carros que estão equipados com suspensão a ar de origem. Para estes existem alguns fabricantes e preparadores que disponibilizam módulos para rebaixar mais estas suspensões e permitir um ajuste para além do que a marca permite de origem. Normalmente estes módulos eletrônicos são plug-and-play o que significa que não precisam de grandes complicações para montar nem alterações na cablagem e peças de origem. Estes também permitem que se continue a utilizar os comandos de origem para regular a altura da suspensão.

Existem também carros com controlo do amortecimento do interior. Para estes, alguns fabricantes fabricam sistemas de coilovers que integram perfeitamente com o sistema de origem e ainda permitem por exemplo controlar o amortecimento e altura a partir de uma app de um smartphone.

ALINHAMENTO

SUSPENSÃO DE AR

suspensao ar (bags)As suspensões a ar ou pneumáticas, não são um produto recente. Foi há cerca de 100 anos, que foram concebidos os primeiros sistemas, e estas tornaram-se mais divulgadas a partir da década de 40. Hoje em dia são disponibilizadas em muitos veículos luxuosos pois permitem um conforto de rolamento maior.

Os sistemas de suspensão a ar modernos consistem, normalmente, bolsas de ar (bags), tanque de ar, tubagens e um compressor. Estes sistemas podem ser regulados pelo condutor ou por sensores que monitorizam a pressão do ar e altura do carro, ajustando as condições de rodagem. Os sistemas de suspensão a ar podem ser controlados individualmente cada bag pode ter uma pressão diferente ao mesmo tempo ou então pode ser regulado por eixo.

As suspensões a ar permitem ao mesmo tempo rebaixar completamente o carro, para eventos ou sessões fotográficas, ou subir a suspensão para se circular em pisos irregulares ou utilização diária, para entrar ou sair de parques de estacionamento, etc. É o melhor dos dois mundos. Ao contrário dos coilovers, estes sistemas permitem atingir rebaixamentos extremos. A grande vantagem é a possibilidade de serem reguláveis.

Hoje em dia existem também kits de grande qualidade e que garantem uma performance excepcional, mesmo para uso em pista.

suspensao tuning

2 Respostas
  1. Ola eu gostaria de ver com vocês, não aguento mais trocar amortecedor do meu carro eu tenho um palio fire 2008 e trabalho como eletricista, ando muito em estradas de terra alguns buracos, bastante buracos kkk mas eu ando com cuidado mas meu carro ele fica baixo queria uma forma de erguer mais meu carro e colocar molas e amortecedores mais fortes que aguentem mais peso atrás pois carrego ferramentas, oque vocês me sugeririam ?

    • Bruno

      Bom dia,

      Existem diversas empresas no mercado, que fazem o kit pra você sob medida, aonde eles aumentam a pressão, deixam a haste mais curta ou mais longa, trocam a mola, entre em contato com essas empresas e passe seu caso que vão te ajudar com essa questão.

      Grande Abraço.

      Equipe Racing Club

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *