Pré Compra de um Carro Preparado! Dúvidas, o que fazer?

Carro preparado!

Seu novo carro é preparado!? E aí o que eu faço, vou atrás de informações com amigos, internet, mecânicos especializados ou confio no proprietário? A resposta é simples. Você precisa de todas informações possíveis do carro que esta adquirindo. Informações são necessárias sempre, você tanto comprador quanto o proprietário, não mentir sobre o estado do carro e sempre deixar claro o que tem e o que fez e quando fez.

Cuidados ao comprar.

Quando for comprar um preparado, ou modificado, o proprietário que se preze tem que possuir laudos, mapas , notas fiscais, e se possível as peças originais, para que possa ter um respaldo para possível retorno em caso de defeito.

Turbo

Se o carro for turbo, preparado pelo proprietário ou OEM de fabrica modificado, deixar claro sempre por que o carro foi turbinado, ou por que foi feito o swap da turbina. Muita gente prepara o carro para Track Days ou correr em provas de arrancada e utilizam no dia a dia, porem tem muitos usuários que fazem a preparação para as ruas, para utilizar o carro com mais “conforto” em uma ultrapassagem ou até mesmo para economia. Economia, sim, muitos acham que sinônimo de carro turbo é andar rápido e gastar muito, o mercado esta ai para provar o contrario, o downsizing de motores gigantes 2.5, v6, v8, 6 cilindros em linha, por motores 1.6 ou 2.0 turbo ambos turbo estão ai para essa comprovação. Então voltando ao assunto, o proprietário sempre deixar bem claro o real motivo da preparação, o comprador não vai fugir se você falar que andava em Track day ou em pistas de arrancada, desde que o carro seja um carro  confiável e de manutenção em dia, os motivos para não comprar sera por conta do comprador ter as velhas manias que carros bons são os OEM com baixa km. Muita gente acha que carro de pista ou de arrancada, são carros acabados ou sempre prontos para explodir. Se você pensa assim pode estar muito enganado. Um carro turbo de pista sempre possui uma manutenção de óleo e filtros regular, líquidos de arrefecimentos são sempre trocados. Correias sempre impecáveis, pois na pista  o carro não pode falhar, então se turbinou ou fez o swap mantenha as notas fiscais das manutenções, do km das trocas de óleo e se possível as notas dos tipos de óleos utilizados. Quando é realizado o swap e conseguiu manter a turbina OEM, mantenha sempre em um local de fácil acesso e com lubrificação para que o corpo da turbina não trave. Ter o projeto em mente não é o bastante, escreva o que você fez e o que pretendia fazer para essa turbina.

Aspirado

Se o carro for aspirado, muitas vezes trocas de comando, ocorre trocas de polias, então o proprietário sempre ter em mãos as notas e aonde foi feito e por quem, caso necessário levar para uma manutenção, é sempre mais fácil ter as informações para facilitar o trabalho.

Reprogramado

Quando um carro é preparado é necessário para uma obter uma maior potência a reprogramação da ECU (Electronic Control Unit) ou instalação dos famosos Pigbacks (Chips de potencia) lembrando que reprogramação e chip são diferentes como visto na publicação abaixo:

Tira Dúvidas: Chip de potência ou Reprogramação! E ai? Qual compensa mais? Ou não?

Então efetuado a compra da reprogramação  requisitar uma copia da OEM e da adquirida, pois esse mapa ira ser modificado  e alterado para obter a potencia desejada, então manter qual versão, como foi feita e as notas fiscais de todos serviços efetuados. Geralmente é feito o mapa através de teste em dinamômetros, famosos rolos para medição da potencia, então manter o laudo do equipamento, para mostrar a real potencia daquela reprogramação ao próximo possível comprador e sempre para ter aquela prova e esfregar na cara dos amiguinhos do acelero que seu carro é de tal potencia.

Freios

Se o carro é preparado quer dizer que ele atinge uma potencia e uma velocidade maior correto? E ai como parar, muitos fazem a troca dos tambores e discos OEM por modificados para uma maior frenagem, geralmente é usado um conjunto próprio para o carro, com pinças maiores e discos ventilados, caso foi efetuada o swap, manter a nota fiscal do produto e quando foi comprado, discos e pastilhas são peças de certa forma descartáveis pois trabalharem sempre no limite do calor excessivos então deixar claro a real situação dos freios.

Pneus

Se o carro é sobre alimentado, reprogramado, freia melhor, então ele tem que se manter na pista correto? Sim, então minha gente sempre manter os pneus calibrados e ter as notas de compras, lembre-se a economia pode ser feito no papel higiênico utilizado em casa mais nunca nos pneus, a qualidade sempre é importante e o mercado sempre deixa a cargo do proprietário escolher, os preços são chamativos para pneus que não são de qualidade, então quando trocado o pneu preste atenção em como os pneus estão comendo e se comportando, manter as notas fiscais e sempre o rodizio em dia é muito importante para a vida útil do mesmo.

Rodas

Geralmente a roda sempre é efetuado o swap, então se possível manter a original para que o próximo proprietário possa optar por manter ou não a roda do carro. Geralmente as rodas são de uma liga mais forte e de peso inferior a utilizada. Então se foi feita uma manutenção na roda deixar isso bem claro. Pois a roda é a base do carro e se ela não esta cem por cento o carro possivelmente vai apresentar uma performance prejudicada, manter a nota fiscal da roda, e as manutenções que foram feitas mostrar, como moramos em um pais onde as ruas e avenidas são perfeitas, as rodas sofrem todo impacto que podem ocorrer empenos ou entortar, então caso ocorra esse tipo de caso, deixar claro ao próximo proprietário que tal roda foi feito esse tipo de manutenção.

Suspensão

Quando a performance aumenta a aerodinâmica tem que acompanhar, então nos preparados o swap de amortecedores e molas são normais. Coil overs, molas esportivas rígidas, amortecedores preparados, então são muitas possibilidades para apresentar uma manutenção, no caso do swap de qualquer peça que seria necessário desmontar e montar o conjunto, e necessário efetuar a cambagem e alinhamento, ambos são efetuados de varias formas dependendo da tecnologia, então sempre os laudos são impressos após a manutenção. Mantenha esses laudos para que o próximo proprietário tenha noção de quão regulado o seu carro  foi ao longo do período de rodagem.

Peças sobressalentes

Quando ocorre o swap dos itens acima, é necessário mudanças como intake (famoso filtro de ar modificado tanto esportivo quanto imbox), retirada dos famosos abafadores instalação do downpipe, então a criação de um novo sistema de escape é de extrema importância, manter o original é de extrema importância. As notas das matérias primas adquiridas para a criação do sistema é de extrema importância. Caso seja adquirido uma peça OEM +, a nota fiscal daquele produto é de extrema importância pois algumas marcas possuem até garantias vitalícias dessas peças.

Lembre-se se você esta preparando o seu carro, é pra você sim, porém se você resolver vender aquele projeto, o próximo proprietário vai dar continuidade ou mudar e para isso você precisa mostrar ao proprietário tudo que foi realizado, uma casa você não compra sem as plantas, elétricas, hidráulicas e de estrutura, um carro é a mesma coisa, é engenharia de todas as formas então o que se muda é preciso um plano, um estudo, uma analise e uma documentação. A documentação mostra que você sempre teve cuidado e conhece o que tem, e isso no meio é de extrema importância. Sempre que possuir alguma dúvida recorram a um profissional especializado que é respeitado e possui know-how, nem sempre a melhor ferramenta é a internet e lembre se como um carro é uma máquina, nem todos são iguais, não é por que possui a mesmas peças do amiguinho que o carro possui a mesma potência, então sempre pergunte e tire suas principais dúvidas para que tudo seja esclarecido para que não haja surpresas indesejadas. Dúvidas, comentários, sugestões sempre são bem vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *