Review: 208 GT Turbo, os 1.4 Turbo que se cuidem!

Após revelarmos em primeira mão como ficou a nova versão GT do 208 nacional, recebemos mais imagens do hot hatch da Peugeot equipado com motor 1.6 turbo – agora de capô aberto, comprovando o uso do propulsor turbinado. O esportivo será lançado em abril juntamente com a reestilização do 208, que também receberá um inédito motor 1.2 de 3-cilindros nas versões de entrada.

Como no primo DS3, que usa a mesma base do 208, o GT emprega o conhecido motor 1.6 THP (turbo e injeção direta), mas no Peugeot ele recebe injeção flex para alcançar 173 cv e 24,5 kgfm de torque com etanol – mesma calibração usada no 2008. Diferentemente do crossover, porém, o hatch vai trazer acerto de suspensão e direção específicos, mais firmes, para combinar com o propulsor mais forte, além de rodas aro 17″ com desenho exclusivo e acabamento diamantado. O 1.6 THP, não custa lembrar, nasceu de um projeto conjunto entre a PSA e a BMW, e é aplicado com sucesso até em modelos bem maiores e pesados, como 408, C4 Lounge e até o DS5.

Internamente, o 208 vai trazer volante e bancos com acabamento específico, além do quadro de instrumentos do GTi europeu, cujos marcadores de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento são de ponteiro – o 208 brasileiro usa barrinhas digitais -, além de haver duas molduras vermelhas na peça. O compacto volante, que sempre foi destaque do hatch, ganha forração de couro com o logotipo “GT” na base e a marcação em vermelho do centro da direção (sacada vinda dos carros de rali). Outra novidade será a função de espelhamento de celular na central multimídia.

Na parte traseira, o GT exibe lanternas escurecidas (que serão adotadas também nas versões mais mansas), um belo aerofólio preto e, para finalizar, dupla saída de escape. Faz tempo que a Peugeot ensaia para lançar o 208 esportivo no Brasil. Primeiro a ideia era trazer o GTi europeu com carroceria de duas portas e o motor 1.6 THP em versão de 200 cv, mas depois a marca acabou optando por nacionalizar o modelo – por isso ele só será ofertado com carroceria quatro portas. Os preços, segundo fontes ligadas à marca, ficarão entre R$ 75 mil e R$ 80 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *