Review: BMW M3 sonho de todo Racing Club!

BMW M3 o sonho de todo Racing!

O M3 parou de ser fabricado, pois a BMW afirma que todos os seus modelos iriam ficar com os números pares, então o série 3 deu lugar ao BMW série 4 .

O BMW M3 foi produzido por 25 anos, e a sigla M3 impunha medo e respeito, um verdadeiro “monstro” desenvolvido pelos engenheiros alemães.

O primeiro M3 foi lançado em 1986, e houve quatro gerações de BMW são estes; o M3, e30, e36, e46 e o 9x.

Consequentemente  testado a fundo nas pistas Nurburgring, a filosofia sempre resultou 7886051758_f0ee1fb603_ono puro esportivo para a utilização nas ruas, no cotidiano.

O objetivo era simples, criar um carro com 2000cc de quatro cilindros e quatro válvulas por cilindro, e assim nasceu o “s14” que mais tarde viria a ficar com 2300cc.

 

O início BMW M3 e30

Foi apresentado no salão de Frankfurt,  as pessoas reparavam em algumas modificações que o distinguiam dos BMW série 3 normais.

Os para lamas das rodas eram o atrativo que saltavam aos olhos assim como um aileron traseiro, depois a sigla M3M3E30 com as suas cores faziam toda a  diferença. Este carro parecia ser mais aerodinâmico que o seu irmão série3 normal, logo era de se imaginar que tinha mais potência. Com 200cv e 2300cc pesando apenas 1.200 quilos, mas não era apenas  o motor o seu forte, já em 1986 vinha equipado de série com ABS, discos ventilados que ofereciam três tipos de suspensões (conforto, normal e esportiva), mas o seu forte típico da bávara BMW era o diferencial autoblocante cujo o objetivo era transmitir tração para as rodas traseiras, para que mesmo no limite da aceleração pudesse oferecer prazer de condução.

O M3 e30, ficou conhecido por sua confiabilidade e pelo fato de competir facilmente com carros mais potentes em números, sendo também o carro mais rápido do seu segmento com 235km/h de velocidade máxima, a BMW ao contrário de outras marcas, não limitou o M3 em poucas unidades, só mais tarde saiu uma série limitada designada de “evolution” e “sportevolution” sendo estas umas versões ainda mais potentes.

BMW M3 e36

O e36 viria a sair do forno em 1992, com seu look completamente diferenciado do antecedente, à primeira vista não parecia um esportivo tão puro como  o anterior, o e36 continuava a ostentar todo o poder da sigla M.

O motor viria a sofrer alterações, passou de 2000cc para 3000cc e seis cilindros em linha com 286 cavalos, a velocidade máxima começou limitada aos 250km/h e fazia dos 0 aos 100 em 6 segundos.7886053318_a86229dbe7_o

Este M3 marcou muito pelo fato de nunca existir um motor atmosférico com potência tão elevada em função da cilindrada, 96cv por 100cc.

Nos Estados Unidos foi o primeiro importado a ser considerado o carro do ano, revistas de automóveis da época elogiavam-no como sendo o melhor do século.

Por volta de 1995 saiu o M3 GT, uma versão ainda mais apimentada, limitada a 350 unidades.

Mas como a BMW sabia que podia fazer melhor, saiu mais tarde, a versão quatro portas e um motor 3.2 cc com sistema double VANOS, com caixa de seis velocidades e fazendo dos 0-100 em 5,3 segundos.

Saiu também como opcional a famosa caixa sequencial SMG, esta caixa viria a ser tão famosa que todos queriam um M3 com SMG e foi com o e36 que o M3 ficou conhecido em todo mundo.

BMW M3 e46

No ano 2000 saiu à terceira geração do BMW M3, o seu designe contendo as suas linhas intemporais faziam virar a cabeça quando passavam por uma avenida.

Havia como nos antecessores, certas modificações que o distinguiam dos restantes série3, as entradas de ar laterais e o capô estavam ligeiramente levantados para dar a idéia da grandeza do seu novo motor, um 3.246 cc, seis cilindros em linha com 343 cv, com 8.000 rpm máximas. Ainda mais infernal o e46 prometia dar prazer de condução, cumprindo com a tradição.

Acelerava dos 0-100 em 5.2 segundos, repleto de tecnologia, continha um novo botão que permitia alternar a 7886061152_a942068f35_oresposta do motor entre conforto e esportivo, e a estréia do diferencial M, que permitia maior estabilidade.

A caixa SMG vinha ainda mais precisa, com patilhas no volante bastava um toque para rapidamente passar de uma mudança para a outra. Em 2001 saiu a versão musculada, BMW M3 GTR, foi criado com o proposito de participar no American Le Man séries, este já trazia umV8 com 350 cv para a versão comercializada. Em 2003 o mundo rendeu-se ao M3 CSL, marcado pela utilização de materiais leves, sendo que até os vidros eram mais finos para conter menos peso.

BMW M3 E90/E92/E93

Em 2007 saiu o novo M3, foi o nascimento de uma nova lenda preparada para superar os números dos anteriores. A BMW deixou de lado o motor de seis cilindros em linha, para dar lugar a um V8 de 4.0, desenvolvido do zero. Continha 420 cv, 8.400 rpm, e dos 0-100 em  4.8 segundos. Apesar de continuar a estar limitado aos 250 km/h, e semo limitador atingia mais de 300 km/ h. Tal como os anteriores, o novo M3 recebia elogios atrás de elogios atingindo o prêmio de motor internacional do ano.lb-performance-bmw-e92-m3-rotiform

As modificações eram mais especificas, distância entre eixos mais larga, jantes especiais, espelhos retrovisores mais aerodinâmicos, spoiler traseiro, quatro porteiras de escape, tejadilho com baixo centro de gravidade, materiais em fibra de carbono altamente resistente, controle de suspensão de três níveis, travões perfurados a frente e atrás e como não podia faltar à sigla M.

Como de costume em 2010 a BMW lança o M3 GTS 4.4 litros com 450 cavalos de potência pura. Este último foi desenhado para competição, mas com homologação para andar na estrada. Limitado apenas a 350 unidades acelerava dos 0-100 em 4.4 segundos e não continha limitador, logo alcançava os 305 km/h.

O que mudou desde o primeiro M3 até agora? Nada, isto em termos de filosofia é claro. Muitas marcas de automóveis vão perdendo a essência ao longo das suas evoluções, não foi o caso do M3, ele continuou a ser um coupé de vocação familiar, mas nos genes palpita a competição.

O motor evoluiu. Uma obra de arte, melhor se nos referirmos a termos mecânicos/ tecnológicos.

O BMW M3 foi um automóvel que marcou o mundo pela sua personalidade e caráter, um carro essencialmente criado para ser um esportivo, despertando o prazer na condução.

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