Review: Peugeot 208 e sua nova linha 2017 com novos motores e versão esportiva GT de 173 cv

A Peugeot apresentou nesta segunda-feira (4) a linha 2017 do compacto 208 com novidades visuais e mecânicas. Além de uma leve reestilização, o modelo ganhou uma nova gama de motores.

O interior recebeu novos materiais e uma central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque. O equipamento é dotado de sistemas de espelhamento de smartphones com sistemas operacionais Android ou iOS. A central conta também com GPS e câmera de ré nas versões topo de linha Griffe e GT. Com exceção das versões Active e Active Pack, o 208 também oferece o teto de vidro panorâmico na linha 2017.

Novo motor Puretech 1.2 de três cilindros: o mais econômico do Brasil

Conforme antecipado na última semana, a marca francesa também passou a oferecer o motor de três cilindros Puretech de 1.2 litro. A promessa é que esse bloco seja o mais econômico do Brasil em sua categoria. De acordo com a marca, o propulsor é até 37% mais econômico na cidade em relação ao atual 1.5 de quatro cilindros; 25% mais eficiente em média comparado aos concorrentes em uso urbano e em torno de 15% no rodoviário, quando abastecido com etanol.

O novo motor produz 90 cv de potência máxima a 5.750 rpm, utilizando etanol (12,9 kgfm de torque a 2.750 rpm). Com gasolina são 84 cv de potência máxima e 12,2 kgfm de torque, nas mesmas rotações. Sempre associado a um câmbio manual de cinco velocidades, o propulsor equipa as versões iniciais do hatch.

208 GT: apenas a roupagem esportiva

A Peugeot também pensou no cliente que preza igualmente por um visual mais esportivo do modelo, mas sem se importar muito com o desempenho. O 208 Sport é mais um integrante do time dos esportivos de mentirinha – assim como o Ford New Fiesta Sport, Hyundai HB20 R Spec, VW Fox Pepper e Fiat Palio Sporting. Externamente, o hatch recebeu nova grade com contorno preto brilhante e detalhes em vermelho e preto. O farol de neblina possui decoração em preto brilhante e roda de alumínio de 16 polegadas no mesmo tom. Completam sua roupagem o revestimento externo do retrovisor e o aerofólio em preto brilhante.

Internamente, o modelo tem volante esportivo em couro perfurado com costuras vermelhas e inserto de cromo-acetinado. Ele também se vale pedaleiras esportivas em alumínio e soleiras nas portas dianteiras. O 208 Sport é equipado com o motor 1.6 de 16 válvulas de 115/122 cv (gasolina/etanol) aspirado e caixa manual de cinco marchas.

208 GT:  hot hatch inédito

Para os fãs de hatches esportivos, o grande destaque é a inédita versão GT. O modelo é equipado com o moderno motor THP 1.6 turbo flex, que gera  165/173 cv de potência (gasolina/etanol). Segundo a Peugeot, o compacto acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 220 km/h (quando abastecido com etanol). A transmissão é manual de seis marchas.

Além do novo motor, o 208 GT também é dotado de suspensão com calibragem esportiva e rodas de 17 polegadas calçadas em pneus Michelin Pilot Sport 3 de medidas 205/45 R17.

A direção elétrica também foi revista e passou por melhorias e nova calibração para altas velocidades. Os discos de freio dianteiros são ventilados e 17mm maiores no diâmetro e cotam com 6mm a mais de espessura. Na traseira os discos sólidos. O 208 GT recebeu ainda controle de estabilidade também recalibrado e assistente de partida em rampas.

Confira abaixo as versões, preços e principais equipamentos de série:

208 Active 1.2 Flex (R$ 48.190) – faróis e lanternas de neblina; retrovisores externos com luz de seta integrada; rodas de aço aro 15 e pneus verdes; lanternas traseiras com guia de luz em LED e máscara negra; direção elétrica progressiva; chave canivete; ar-condicionado; vidros, travas e retrovisores elétricos; limpador de vidro traseiro com acionamento automático em marcha à ré; luzes de emergência para frenagem brusca; cintos de três pontos e encostos de cabeça para os cinco passageiros; e central multimídia com tela tátil de 7 polegadas, Bluetooth, USB e espelhamento via Apple CarPlay e MirrorLink.

208 Active Pack 1.2 Flex (R$ 51.690) – acréscimo de rodas em liga leve aro 15; volante revestido em couro; quatro airbags no total (frontais e laterais); ar-condicionado digital de duas zonas.

208 Allure 1.2 Flex (R$ 54.990) – acrescenta ao pacote anterior grade, contorno dos faróis de neblina e teto com cromo; teto solar panorâmico; sensor de estacionamento traseiro; e piloto automático com limitador de velocidade.

208 Allure 1.6 Flex A/T (R$ 59.090) – adiciona transmissão automática de quatro velocidades com borboletas para trocas manuais atrás do volante e escape com ponteira cromada.

+208 Sport 1.6 Flex (R$ 60.990) – motor 1.6 16V de 115/122 cv e 15,5/16,4 kgfm (gasolina/etanol); navegador GPS; moldura preta nos faróis de neblina; rodas em liga leve de 15 polegadas em preto piano; grade estilizada em preto e vermelho e contorno em preto piano; spoiler traseiro; ponteira de escapamento cromada; volante com couro perfurado e com vermelha; pedais em alumínio.

208 Griffe 1.6 Flex A/T (R$ 64.590) – acrescenta ao pacote anterior vidros com moldura em preto brilhante e frisos cromados na base; rodas de liga leve diamantadas; maçanetas e saídas de ar com bordas cromadas; seis airbags no total (frontais, laterais e de cortina); acionamento automático de faróis e limpador de para-brisa; sensores de estacionamento dianteiros; câmera de ré; navegador GPS; apoio de braço no console central; e banco traseiro bipartido.

208 GT 1.6 THP (R$ 78.990) – motor 1.6 THP turboflex de 165/173 cv; câmbio manual de seis velocidades; freios a disco nas quatro rodas; controle eletrônico de estabilidade com assistente de partida em rampas; faróis com máscara negra e luz diurna em LED; faróis de neblina dinâmicos (intensidade das luzes varia conforme a curva); rodas em liga leve diamantadas aro 17 com pneus esportivos; quadro de instrumentos com LED vermelho; painel com faixa suave ao toque.

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