Tira Dúvidas: Recuperando os cavalos do seu Carro!

No vídeo acima o Jason Plato, piloto renomado e apresentador do Five Gear (Quinta Marcha) que é exibido no canal Discovery Turbo, mostrou que com pouco dinheiro e uma manutenção preventiva é possível praticamente recuperar todos os cavalos perdidos pelo período de utilização do carro. Com os processos citados abaixo a cavalaria original foram praticamente recuperadas.

Carro Volkswagen Corrado VR6 1995 que possuía 190 cavalos e está com 177.5 cavalos.

– Aditivo de combustível – Atingiu 183.4  cavalos
– Filtro de ar e óleo e filtro do mesmo (Sujeira afeta o cavalos) – 185.4 cavalos
– Velas e cabos de vela – 188.7 cavalos

Pelo processo, o melhor resultado obtido foi na utilização do Aditivo de Gasolina onde ele faz a limpeza do duto e dos bicos para injeção de gasolina no motor. No mercado possui vários aditivos que fazem a limpeza, a equipe Racing Club faz a utilização do aditivo Koube Perfect Clean, onde é necessário colocar diretamente no tanque.

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No mercado existem outras marcas como a STP, Bardahl que como o Koube Perfect Clean faz esse papel de limpeza. Como citado acima utilizamos também o Fuel Injector Cleaner da STP porém o melhor desempenho ficou com o produto da Koube Perfect Clean.

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Recomendamos sempre abastecer em postos com controle de qualidade rigoroso, pois combustível barata não significa economia já que pode prejudicar o carro. Sempre colocamos combustível V-Power e V-Power Nitro + Shell e para alto desempenho recomendamos a Podium da Petrobrás. É necessário manter também sempre a troca do filtro de combustível.

Filtro de Combustível

Função – É responsável por atacar as impurezas do álcool ou da gasolina antes do combustível queimar. Fica entre o tanque e o motor para evitar que partículas acumuladas durante o transporte e armazenamento, como pó, ferrugem, água e sujeira no tanque do veículo cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor.

Prazo de troca – Em média é recomendado pelas montadoras entre 10 mil e 15 mil quilômetros

O que pode acontecer – Filtro de combustível vencido ou danificado pode comprometer a bomba de combustível e sujar o sistema de injeção, especialmente os bicos injetores. Isso pode provocar falhas e afeta o rendimento.

As demais manutenções como a troca de filtro de ar é importante para não entrar impurezas na admissão de ar do corpo de borboletas (TBI), verificar sempre a caixa aonde é localizada o filtro para que sujeiras possam ficar ali armazenadas e prejudicar o motor.

Filtro de Ar

Função – Tem a função de separar e eliminar as partículas impuras do ar aspiradas pelo motor, garantindo que somente o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão, evitando desgaste prematuro de peças móveis do motor, como pistões e biela. Está para o carro como os pelos do nariz estão para as pessoas.

Prazo de troca – Cerca de 10 mil quilômetros, em média. Os filtros do ar não podem ser limpos com jato de ar, pois isso romperá os poros do meio filtrante.

O que pode acontecer – Aumentos súbitos no consumo de combustível podem estar ligados ao filtro do ar. A peça retém as partículas contidas no ar aspirado pelo motor para que somente ar limpo entre na câmara de combustão. O excesso de sujeira faz com que o propulsor tenha que fazer mais força para puxar o ar, elevando o consumo de combustível e permitindo a entrada de impurezas que atingem o motor. Além disso, o carro perde potência nas retomadas de velocidade.

Respeitando as orientações da montadora para troca de óleo, pois o mesmo sujo pode prejudicar o motor. Com o tempo a viscosidade necessária para lubrificação é perdida, então a sangria e a adição do novo óleo é sempre recomendada. A troca do filtro de óleo também depende da montadora, onde algumas tem que ser trocado juntamente do óleo e outras a cada duas trocas ou 10.000 ou 15.0000 km

Filtro de óleo

Função – São desenvolvidos para eliminar impurezas como partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor, além de partículas derivadas da combustão. O contato das peças internas do motor, como pistões, podem deixar impurezas. Aí entra a importância do filtro.

Prazo de troca – Até 10 anos atrás falava-se que o filtro de óleo poderia ser trocado a cada duas ou três trocas de óleo. Muitas montadoras aconselham a troca do filtro sempre junto com o de óleo, geralmente entre 10 mil e 15 mil quilômetros.

O que pode acontecer – Filtro vencido vai deixar partículas para o motor que vão danificar peças como pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais. E, em casos extremos, podem fundir o motor.

A troca das velas é sempre necessário para manter a faísca sempre forte na explosão do combustível, cada marca recomenda a trocar com uma quilometragem e ao fazer a manutenção das velas é importante trocar os cabos de vela para uma perfeita condução elétrica. O cabo sofre com o calor e o resfriamento do motor então tende sempre a apresentar algum tipo de ressecamento e consequentemente a quebra da condução.

Com as dicas acima faça as manutenções e revisões necessárias sempre que possível. A Racing Club adverte carro sem manutenção pode gerar uma grande dor de cabeça fique atento.

 

 

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